quinta-feira, 4 de junho de 2015

Atualizando... ou quase isso

Faz bastante tempo que não comento os fatos, mas... desta vez não posso me abster de comentar: o acesso "banda larga" (espero que fique bem claro que não estou fazendo alusão a nádegas), no Brasil, tem preço similar ao oferecido em países civilizados, apenas mais de trezentas vezes mais lento.

Muitos brasileiros, que se mudaram para o exterior e disponibilizam vídeos no Youtube, recebem comentários solicitando informações sobre o acesso à internet no país onde vivem. A maioria responde.

Fiquei indignado, pois a "banda larga" oferecida no Brasil tem acessos de 10 Mbps nominais (na realidade, 3 Mbps "garantidos") com preço muito próximo ao acesso 1 Gbps no Japão. Ainda é importante destacar que a confiabilidade dos acessos no Japão é muito superior àquela dos acessos no Brasil, muito embora este não sofra com terremotos, furacões e maremotos.

A ressalva que me ocorre em defesa das operadoras brasileiras é a carga tributária, violenta e maligna, que incide sobre as telecomunicações no Brasil. Porém, se uma operadora se queixar da falta de qualificação da mão-de-obra, lembre-se que ela é parte culpada pela situação. Seguramente não a única, mas, igualmente seguramente, tem uma grande parcela de culpa.

Lamentável que um instrumento de difusão de informação tão flexível e poderoso, seja preterido de uma forma dissimulada em um país que pretende se desenvolver. Esclareço: dissimulado porque as autoridades, quando publicamente indagadas a respeito, alegam que está tudo perfeito e progredindo, porém a quantidade de reclamações em órgãos de defesa do consumidor, agências reguladoras e tribunais; além dos vídeos e comentários no Youtube, demonstram o quão distante estão tais alegações da realidade.

Resumindo: no Japão existe banda larga e o Brasil tem "banda larga".

Nenhum comentário:

Postar um comentário