sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tenho altos e baixos em minha relação com meu acesso móvel à internet (por exemplo, por mais que eu tente, não consigo concluir a atualização de alguns jogos), mas o que realmente me aborrece é o fato do Android 2 não possuir um bom programa para compartilhamento da internet com o microcomputador.

Conheço diversos. Dividindo em grupos um tanto genéricos, temos aqueles que compartilham a internet usando USB, aqueles que compartilham via BlueTooth e, ainda aqueles que o fazem via Wi-Fi (IEEE 802.11).

Seguem algumas ponderações.

Compartilhar a internet usando Wifi é um imenso desperdício de carga da bateria (o qual, virando hábito, pode levar a uma redução da vida útil da bateria). Pode até vir a calhar para conferir um email de última hora, mas, definitivamente, não é satisfatório para uso continuado.

Compartilhar a internet usando um servidor proxy no celular acaba sempre exigindo a descarga do ambiente de desenvolvimento para o micro e a ativação da função "depuração USB" no celular, porém esta deveria ser utilizada somente com programas em caráter experimental. Os programas estão prontos? Então ele deveria funcionar independente da função. Não é o que ocorre.

Grave erro, além de soar muito estranho o lançamento de uma versão 2 do Android ter ocorrido sem incluir um utilitário do próprio projeto para compartilhamento da internet. Principalmente devido ao fato que emular um modem (seja USB, seja BT) seguindo o "padrão Hayes" tornaria muito mais fácil a integração com os microcomputadores sequiosos pela conexão. Absolutamente todos os sistemas que me vem à memória possuem ferramentas para utilizar estes modems.

Também achei muito estranho a Motorola não suportar atualização dos aparelhos vendidos com Android 2.0 no Brasil. Onde está o respeito ao consumidor? O modelo que comprei pode ter sido tudo, menos barato. Estou quase fazendo a atualização sozinho, aí todos os aplicativos da Motorola vão para o limbo. Deve ser isso mesmo o que ela quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário